PRÉDIO DE 3 PAVIMENTOS (USO MISTO)

ESTUDO DE CASO

Na maioria das vezes, as estruturas de concreto armado e alvenaria são danificadas devido aos efeitos do tempo e/ou pelas intempéries. Uma manutenção mal feita pode prejudicar ainda mais a conservação da estrutura, trazendo mais riscos ao local. Isso faz com que seja necessária uma reabilitação funcional, ou seja, uma recuperação estrutural bem executada.

Nas nossas recuperações estruturais, prezamos pela responsabilidade, segurança, qualidade e comprometimento com nossos clientes. São etapas do nosso trabalho:

✔ Conhecer a situação.
✔ Verificar a viabilidade técnica e financeira para o projeto.
✔ Estudar a estrutura em sua totalidade com métodos não destrutivos, considerando as alternativas de mudanças, ou divisão de cargas (esforços).
✔ Elaborar projeto do reforço a ser implantado.
✔ Definir os materiais a serem utilizados.
✔ Executar o projeto.

Este estudo de caso permite ver todo nosso processo de recuperação estrutural, sendo a manifestação patológica em questão um “esmagamento de pilar”.


ESTE É O CASO DE UM ESMAGAMENTO DE PILAR

✔ Conhecendo a situação:
Ao chegarmos no local, encontramos um pilar central em uma área de 70 m² e uma carga de dois pavimentos com as mesmas áreas, com sua estrutura danificada. Ocorreu esmagamento do pilar.
✔ Viabilidade técnica e financeira para o projeto:
Os responsáveis pela edificação nos permitiram adotar a melhor forma técnica possível, nos auxiliando com a liberação do ambiente, isolamento da área e apoio para usarmos áreas como canteiro de obras. A viabilidade financeira era evidente, tendo em vista o custo ínfimo frente ao risco de desmoronamento.
✔ Estudar a estrutura em sua totalidade com métodos não destrutivos, considerando as alternativas de mudanças ou divisão de cargas (esforços):
-

Vimos que a estrutura se abriu na parte inferior, a ferragem estava exposta, oxidada e bem corroída, além de o reboco ser inadequado (4,5 cm de reboco, argamassa de cal e areia grossa).

✔ Projeto do reforço a ser implantado:
Por dispormos de uma sala técnica formada por engenheiros e técnicos experientes, estudamos o caso e projetamos os cálculos de acordo com a melhor forma de execução


Localizado o pilar, o primeiro passo foi executar o escoramento necessário, e então fazer a sondagem para identificação de sapata (fundação) de apoio ao dito pilar


-
-

Fechamento do pilar, pronto pra concretagem

Concluídos todos os cálculos e projetos, levantado todo o material de acordo com a necessidade e normas, pudemos iniciar a execução de fato.


Escariando toda estrutura colapsada (como podemos observar nesta fase, está totalmente escorado o raio de esforço que este pilar recebe)


Escovação e revestimento do aço oxidado, com o produto prime anticorrosivo que oferece alto poder inibidor de corrosão, furação para engastamento da nova armação de reforço do pilar


Usado adesivo epox para chumbar as barras na sapata


Montagem da nova armação


Instalação da forma utilizando cantoneiras e tirantes em aço para melhor segurança


Pilar concretado com super graute quartzolit, esperar a cura e a quantidade de horas adequada que o produto e os cálculos mostram pra chegar no fator de resistência que queremos pra fazer o desescoramento, Recuperação do pilar concluída.